As estratégias de tráfego orgânico e pago são utilizadas por instituições de ensino que desejam aumentar o número de acessos em suas páginas para conquistar um desempenho melhor em suas campanhas de captação.
Mas… qual dessas modalidades é a melhor para as instituições de ensino?
Nesse conteúdo, vamos explicar os pontos positivos de cada estratégia, ajudando você a decidir qual é capaz de gerar os melhores resultados para sua IES.
Aproveite a leitura!
O que é tráfego na internet?
No mundo físico, o termo tráfego representa o fluxo de pessoas e veículos em uma determinada via. Enquanto, o tráfego na internet representa também o fluxo de pessoas, mas que acessam determinada página da web.
Além disso, diferente do mundo real, em que altos níveis de tráfego nem sempre são positivos, no virtual significa que o seu site está alcançando bons desempenhos e, na maioria das vezes, rendendo altos faturamentos para o negócio.
Diferenças entre tráfego orgânico e pago
Para alcançar um bom fluxo de usuários nas suas páginas, existem inúmeras estratégias digitais, como o tráfego orgânico e pago.
A principal diferença entre essas modalidades é que o primeiro necessita de investimento monetário direto — para que as campanhas sejam impulsionadas pelas ferramentas — enquanto o segundo, em teoria, pode ser realizado sem investimento algum.
Conheça abaixo as principais características do tráfego orgânico:
- Possui origem natural do próprio site;
- É determinado pelos algoritmos das ferramentas de buscas;
- Atrai visitantes mais interessados no site;
- Gera resultados a longo prazo.
Já o tráfego pago possui essas características:
- Sua origem são os links patrocinados;
- Deve ser criado através de ferramentas de anúncios;
- É mais caro;
- Gera resultados imediatos, mas somente enquanto durar a campanha.
A partir dessas características será possível diferenciar as estratégias, entendendo também as vantagens que cada uma pode proporcionar para sua IES.
Importante destacar que, mesmo possuindo excelente potencial, o tráfego na internet apenas gera resultados se for aplicado por profissionais qualificados. Então, vale a pena contratar uma equipe especializada para gerenciar a estratégia.
Qual a melhor estratégia para as instituições de ensino?
De modo geral, as duas estratégias promovem excelentes resultados para as instituições de ensino, ajudando esses negócios a alcançarem mais alunos em potencial e aumentar o número de matrículas no início do ciclo.
Portanto, a escolha sobre a melhor opção dependerá dos objetivos que sua instituição deseja alcançar, em qual período — curto, médio ou longo prazo — assim como o orçamento disponível para essa estratégia.
Afinal, mesmo que o tráfego pago aumente o fluxo de usuários imediatamente, esse desempenho cai no momento em que a campanha sai do ar.
Em contrapartida, uma estratégia de tráfego orgânico bem construída é capaz de fortalecer a imagem da sua IES no mundo digital e render resultados consistentes, mas somente a longo prazo.
Por isso, nossa dica é: invista nas duas soluções!
Utilize o tráfego pago para aumentar de imediato o número de acesso nas suas páginas, e as estratégias do tráfego orgânico para fidelizar esses usuários e construir um desempenho progressivo nos mecanismos de busca.
Desse modo, você garante a sua IES um alto fluxo no site e a construção de uma imagem de valor entre alunos em potencial.
3 estratégias de tráfego orgânico para IES
Para gerar excelentes resultados, o tráfego orgânico deve ser aplicado com o auxílio das melhores estratégias disponíveis. Conheça abaixo as três mais utilizadas pelas empresas, que oferecem ótimos desempenhos:
SEO
Otimizar suas páginas para os mecanismos de buscas é uma das melhores maneiras de alcançar bons resultados com o tráfego orgânico.
Portanto, estude as principais palavras-chave do nicho da sua instituição, conheça os fatores de rankeamento que mais influenciam nos resultados e coloque em prática as táticas de SEO.
Mostre às ferramentas de pesquisa que seu site oferece os melhores resultados para o usuário e garanta excelentes posições nas páginas de busca.
Marketing de conteúdo
organicamente. O marketing de conteúdo também ajuda a gerar autoridade para sua IES, fortalecendo a marca no mercado.
Para alcançar o máximo de pessoas, diversifique os formatos de conteúdos, produzindo artigos, infográficos, e-books e até mesmo planilhas — por exemplo, a maioria dos estudantes disponibilizará seus dados em troca de uma planilha para organizar os estudos.
Então, ofereça isso a eles e garanta essas informações!
E-mail marketing
O e-mail marketing permite que sua IES construa uma relação com os alunos interessados em realizar a matrícula.
Com esse canal, é possível alertar essas pessoas sobre descontos e eventos, conceder informações importantes sobre a IES ou simplesmente compartilhar os conteúdos recém-publicados em seu blog — responsáveis, na maioria das vezes, pelo contato inicial entre vocês.
Utilize as ferramentas do Inbound marketing para coletar dados de clientes em potencial, criando uma lista de e-mails valiosa.
Dicas para aplicar o tráfego pago
Para ter sucesso com sua estratégia de tráfego pago, é necessário escolher a melhor ferramenta.
No caso dos artigos publicados em blog, o ideal é usar o Google Ads — que promove anúncios nas páginas de buscas e em sites parceiros.
Contudo, se você deseja aumentar o tráfego do seu perfil, o Facebook Ads é o ideal, não somente devido a praticidade de uso, como também por permitir o gerenciamento de campanhas no Instagram.
Além de escolher a melhor plataforma de tráfego pago, aplique também essas dicas:
- Saiba segmentar corretamente o anúncio, conforme o público, localização que deseja atingir e demais características possíveis;
- Conheça os tipos de campanhas disponíveis em cada ferramenta, escolhendo a compatível com o modelo do seu anúncio e orçamento;
- Antes de publicar definitivamente a campanha, realize o máximo de testes possíveis, para entender quais táticas funcionam (ou não) com seu nicho;
- Monitore e mensure os resultados frequentemente, com auxílio de indicadores de desempenho, realizando também as mudanças necessárias.
As estratégias ensinadas acima podem ajudar a melhorar o desempenho da sua IES no mundo digital, o qual se tornou peça-chave para o sucesso das instituições.
Afinal, com o crescimento e desenvolvimento do mercado educacional, possuir uma marca forte é o segredo para se destacar entre as demais instituições e garantir mais alunos a cada ciclo.
Fortalecer sua presença digital é uma das estratégias mais eficientes, uma vez que a internet tornou-se o principal meio de captação dos estudantes, que estão a todo momento consumindo conteúdos digitais.
Além de possuir uma presença digital, a IES também deve contar com o suporte de uma equipe especializada em marketing, capaz de gerenciar as estratégias de maneira assertiva.
Desse modo, a chance de sucesso será bem maior, impedindo que a instituição perca dinheiro aplicando táticas de maneira errada — como o tráfego pago — sem alcançar resultados concretos.
Então, contrate uma agência de marketing digital, com profissionais especializados em gestão de tráfego, gerenciamento de mídias sociais, técnicas de SEO e muito mais.
Conclusão
Agora que você conhece as diferenças entre tráfego orgânico e pago — e que o recomendado é combinar essas estratégias — está na hora de colocar a mão na massa!
Utilize as informações e dicas ensinadas nesse conteúdo ou, se for possível, contrate profissionais especializados na área!
Entregue essa responsabilidade nas mãos de pessoas qualificadas e aumente suas chances de conseguir resultados incríveis com o tráfego orgânico e pago.