O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 alcançou um marco significativo com 5.055.699 inscrições, superando as edições anteriores. Este número ainda pode crescer devido ao período extra de inscrições para os moradores do Rio Grande do Sul, que ocorre de 16 a 21 de junho.
Perfil dos inscritos no ENEM
Mais da metade dos inscritos (2.731.757) teve a taxa de inscrição isenta. Entre os concluintes do ensino médio, 1.655.721 realizaram a inscrição, com 1.330.364 desses não pagando a taxa devido à isenção. Os demais 325.357 inscritos desse grupo precisarão pagar a taxa até o dia 19 de junho.
O balanço final com o perfil dos participantes será divulgado após a compensação dos pagamentos das inscrições não isentas.
Distribuição por estado
A tabela abaixo apresenta a distribuição de inscritos por estado:
Estado | Inscritos |
---|---|
Acre (AC) | 33.362 |
Alagoas (AL) | 106.194 |
Amapá (AP) | 38.314 |
Amazonas (AM) | 122.791 |
Bahia (BA) | 449.528 |
Ceará (CE) | 279.054 |
Distrito Federal (DF) | 94.683 |
Espírito Santo (ES) | 88.573 |
Goiás (GO) | 180.131 |
Maranhão (MA) | 210.647 |
Mato Grosso (MT) | 84.657 |
Mato Grosso do Sul (MS) | 65.099 |
Minas Gerais (MG) | 463.722 |
Pará (PA) | 300.983 |
Paraíba (PB) | 149.663 |
Paraná (PR) | 209.924 |
Pernambuco (PE) | 275.543 |
Piauí (PI) | 125.815 |
Rio de Janeiro (RJ) | 352.777 |
Rio Grande do Norte (RN) | 119.088 |
Rio Grande do Sul (RS) | 259.936 |
Rondônia (RO) | 48.469 |
Roraima (RR) | 16.455 |
Santa Catarina (SC) | 110.553 |
São Paulo (SP) | 747.094 |
Sergipe (SE) | 80.918 |
Tocantins (TO) | 41.726 |
Taxa de Inscrição
Os inscritos que não receberam a isenção devem pagar a taxa de R$ 85 até a próxima quarta-feira (19/6), utilizando o boleto do Banco do Brasil, disponível no sistema do exame via Login Único do Gov.br.
Inscrições Extras no Rio Grande do Sul
Os moradores do Rio Grande do Sul terão um período extra de inscrição, que se estenderá até as 23h59 do dia 21 de junho. As inscrições são gratuitas para este estado, e o Ministério da Educação estuda a necessidade de aplicar as provas em uma data diferente para esses participantes.
Importância do ENEM
O ENEM é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por diversas instituições públicas e privadas como critério de seleção.
Conclusão
O aumento no número de inscritos no ENEM 2024 demonstra a importância contínua deste exame para milhões de estudantes brasileiros que buscam ingressar no ensino superior. Com a expansão das inscrições no Rio Grande do Sul e o grande número de isenções, espera-se que este ano o ENEM tenha um impacto ainda maior na educação brasileira.
💡 DICA DA CONTEÚDO EDU
Para as Instituições de Ensino Superior (IES), este cenário apresenta uma oportunidade valiosa para criar campanhas personalizadas pós-ENEM. Oferecer condições de entrada facilitadas, descontos atrativos e benefícios adicionais pode atrair um número significativo desses candidatos, especialmente os que se beneficiaram das isenções de taxa de inscrição. Ao alinhar suas estratégias de marketing com as necessidades e expectativas dos estudantes, as IES podem aumentar sua captação de alunos e fortalecer sua presença no mercado educacional.
Para Lucas Alfaix, diretor de criação da Conteúdo Edu, as instituições de ensino superior devem aproveitar as oportunidades apresentadas pelo aumento das inscrições no ENEM 2024.
“Precisamos aproveitar o aumento das inscrições no ENEM para criar campanhas personalizadas que realmente façam a diferença. Vamos oferecer descontos na matrícula, condições de pagamento facilitadas e até programas de acolhimento para os novos alunos. Podemos, por exemplo, criar pacotes especiais para quem se inscreveu no ENEM 2024, destacando os benefícios de estudar na nossa instituição. Também é importante focar em estratégias de inclusão, como bolsas de estudo para os estudantes de baixa renda. Com essas ações, esperamos aumentar nosso intake significativamente, atraindo um público mais diversificado e engajado. Isso não só fortalecerá nossa presença no mercado educacional, mas também enriquecerá o ambiente acadêmico com a diversidade de experiências e perspectivas.”