Seja para criar uma identidade através de campanhas digitais ou apenas para impulsionar vendas, o Marketing Digital tornou-se essencial para Profissionais da Comunicação. Estando em constante atualização, é comum que erros possam surgir e precisamos estar atentos (as) e atualizados (as) quanto a isso.
Basta dar uma breve busca em sites e redes sociais, para percebermos a quantidade de pequenos erros cometidos por Empresas e Instituições ao buscarem o Marketing Digital como parte de seu negócio. Aqui, listaremos os 5 principais que costumam acontecer:
COMPRAR LEADS
Você já deve ter recebido e-mail de alguma empresa que não conhece e não imagina como foi que ela conseguiu seu contato. E é assim que acontece. Algumas têm essa prática (que é uma das piores) de comprarem listas já prontas. Ou seja, elas têm acesso a seus dados pessoais de forma ilegal, tudo isso para acelerar o processo de comunicação e venda. Em um planejamento de Marketing Digital eficiente, essas listas precisam ser criadas para cada empresa de forma única e com seus próprios leads.
Recentemente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entrou em vigor. Então, para evitar problemas futuros, saiba como adequar sua empresa à essas novas diretrizes. Para entender mais, clique aqui.
NÃO SABER ANUNCIAR
As plataformas de Redes Sociais possuem a capacidade de impulsionamento próprio. E muitas delas são veiculadas umas às outras. Levante um orçamento e faça um planejamento de investimento para essa área. Publicações com engajamento orgânico são importantes, mas não excluem a necessidade de um anúncio pago, principalmente quando trata-se de uma campanha ou produto novo.
AUSÊNCIA DE INTERAÇÃO
As Redes Sociais têm esse nome pois são compostas por pessoas, e elas precisam interagir umas com as outras. E um perfil profissional também é assim! Aqui é necessário criar laços, e uma relação empresa-cliente. Reserve um tempo para responder e interagir com seus seguidores e clientes, tanto por mensagens privadas, quanto e-mails. O Marketing Digital agradece.
FORÇAR UM CONTEÚDO VIRAL
Já percebeu que quando surge uma novidade no mundo digital (notícia ou meme), diversas empresas começam a replicar para impulsionar de alguma forma sua identidade? Em vários casos isso pode dar certo, mas em muitos outros não. Não é por que a empresa X utilizou o meme e soube alavancar seu engajamento que com seu negócio ocorrerá o mesmo. O Marketing Digital também ensina que existe a hora certa para tudo, basta saber o momento.
SITES DE DIFÍCIL ACESSO
O site é uma das principais plataformas digitais da sua empresa. É a “porta de entrada” do seu negócio. Portanto é preciso que seja leve, dinâmico, atrativo e de fácil acesso. Coloque-se no lugar do cliente e veja se seu site está de acordo com isso. Ele corresponde as expectativas? Está respondendo as dúvidas e entregando formas de fechar alguma proposta? Se a resposta for “sim”, então você está no caminho certo! O Marketing Digital está aí para facilitar a vida do cliente, então coloque isso em prática.
Como está a velocidade do seu site? Teste aqui.
Quer saber mais? Acesse nosso BLOG sobre a Importância do Marketing Digital no Processo de Vendas.