O aplicativo de vídeos curtos, da empresa chinesa ByteDance, superou o Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat em instalações mensais na App Store e Play Store. Mas como será que o TikTok conseguiu tanto espaço em um curto período de tempo?
O TikTok tornou-se um dos aplicativos mais populares do mundo. A usabilidade dá-se através de usuários que gravam vídeos com duração de até 1 minuto e podem escolher entre um banco de dados de músicas e efeitos visuais ou sonoros. Nessa “brincadeira”, inúmeros memes, referências, celebridades e marcas surgiram ou souberam se reinventar em meio a um 2020 tão abalado por uma pandemia.
E um outro fator para que este aplicativo registrasse ainda mais sua fama, foi justamente este contexto. Com o COVID-19, veio a quarentena e isso pode ter acendido a fagulha que o TikTok precisava para inflamar seus downloads de uma só vez. Começou com um público relativamente jovem, mas hoje, expandiu-se para todas as faixas etárias. O apoio de celebridades e influenciadores digitais também foi fundamental para sua rápida disseminação.
O TikTok foi o aplicativo para celular mais baixado no mês de agosto (2020) em todo o mundo (foram mais de 63,3 milhões de downloads). Hoje, ele é patrocinador de eventos, de programas de TV e também tornou-se significativo para a avalição de marcas/influenciadores (quanto mais seguidores, melhor é a conta).
COMO USAR O TIKTOK PROFISSIONALMENTE?
Embora grande parte do conteúdo dessa plataforma seja sobre música e/ou vídeos engraçados, é possível utilizar as funções do aplicativo como uma ferramenta de marketing digital.
Para utilizar o TikTok na promoção da sua empresa é preciso abrir uma conta profissional. Essa alternativa oferece ferramentas de análise de dados para você monitorar tudo sobre ela (assim como o Instagram o faz).
Além disso, separamos 3 dicas importantes para quem deseja implementar essa ferramenta:
- Use a Linguagem do TikTok: toda plataforma possui seu estilo, visual e, principalmente, linguagem própria. Um conteúdo de outra rede social pode não se encaixar aqui e vice-versa. Use humor, efeitos próprios do aplicativo, músicas atuais e aborde temas mais discutidos no momento.
- Crie conteúdo relevante: jogos e desafios sabem como viralizar nesta plataforma. Saber usar isso para anunciar seu negócio é uma estratégia que pode dar muito retorno com poucos gastos. Seja criativo! Importante também lembrar de usar as Hashtags referentes ao conteúdo e que podem estar em alta.
- Faça LIVES: este tipo de “apresentação” não é mais algo unicamente para Instagram ou YouTube. O TikTok já possui esta alternativa e, dependendo do número de seguidores e foco de seu público, ela pode impulsionar muito seu negócio.
APLICANDO O TIKTOK NA EDUCAÇÃO
O que o TikTok e Instituições de Ensino possuem em comum? A resposta está no público. Jovens estão presentes em ambos os lugares. Utilizá-lo então na educação é uma forma de ultrapassar as barreiras do ensino usual e apresentar algo novo que possa despertar ainda mais o interesse dos alunos.
Principalmente neste momento em que escolas, faculdades, centros universitários etc, encontram-se fechados, buscar diferentes tipos de ferramentas para garantir uma aula de qualidade ou então apenas para manter um contato informal com os alunos/seguidores, é de extrema importância.
Lembrando que para isso, é importante que alguém esteja responsável por essa criação de conteúdo, pois com certeza, se o objetivo é ser autoridade nesta plataforma, a demanda não será pequena.
O TikTok está aí para gerar também um vínculo maior para com seu cliente/seguidor. Você já adotou a plataforma?
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